0 Comments

Você já se perguntou qual é a prova definitiva do seu amor a Deus? Muitos de nós dizemos ‘Eu amo a Deus’, mas as nossas atitudes diárias com as pessoas ao nosso redor confirmam essa afirmação? O Evangelho de hoje nos traz uma missão clara, um selo de autenticidade da nossa fé. Fique comigo para descobrirmos juntos se estamos verdadeiramente vivendo o amor que professamos.

Evangelho do dia 08 de janeiro de 2026

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Lucas 4, 14-22a

Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 

Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 

Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

“Meus irmãos, que palavra poderosa O Senhor Jesus nos dirige hoje! Ele retorna a Nazaré, não como o filho do carpinteiro que todos conheciam, mas investido da força do Espírito Santo. Ele assume publicamente a sua missão, um projeto de vida que não é seu, mas do Pai. E qual é essa missão? Anunciar a libertação, a cura, a Boa-Nova aos pobres. O Senhor não guarda para si a graça recebida; Ele a transborda sobre a humanidade.

A Primeira Leitura, da carta de São João, ilumina esta atitude do Mestre de uma forma extraordinária. São João é categórico: ‘Se alguém disser: «Amo a Deus», mas, entretanto, odeia o seu irmão, é um mentiroso’. A nossa fé, o nosso amor a Deus, precisa de um endereço, de um rosto concreto. E esse rosto é o do nosso irmão, da nossa irmã. Como podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não conseguimos amar o próximo, que está bem ao nosso lado, com suas falhas e qualidades?

O Senhor Jesus, ao ler o profeta Isaías, está nos dizendo: a minha missão é a prova do meu amor pelo Pai. E a nossa missão, como batizados, como cristãos que nasceram de Deus pela fé, é a prova do nosso amor por Ele. Não basta crer; é preciso que essa fé se torne ação concreta, serviço, caridade. O amor a Deus e o amor ao próximo são como as duas faces da mesma moeda. Como no exemplo do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), que não passou ao largo, mas viu, sentiu compaixão e cuidou do homem caído. Aquele samaritano não perguntou a religião ou a origem do ferido; ele simplesmente amou. Essa é a fé que vence o mundo, como nos diz São João.

Perguntemo-nos hoje: como tenho manifestado o meu amor a Deus? Tenho sido um canal da graça do Senhor para os pobres, os cativos, os cegos do nosso tempo – os que sofrem na alma e no corpo? Ou tenho sido um ‘mentiroso’, como alerta o apóstolo, professando um amor que não se traduz em gestos?

ORAÇÃO DO DIA

“Senhor Jesus, nós Vos agradecemos por Vossa Palavra que é luz para os nossos passos. Assim como o Espírito do Senhor repousou sobre Vós e Vos ungiu para a missão, pedimos que o mesmo Espírito nos impulsione. Que Ele nos dê a coragem de não apenas dizer que vos amamos, mas de provar esse amor no serviço humilde e generoso aos nossos irmãos.

Dai-nos um coração que enxergue as necessidades dos que nos cercam. Curai a nossa cegueira para que possamos ver o Vosso rosto em cada pessoa. Libertai-nos do cativeiro do egoísmo e da indiferença. Que a nossa fé não seja uma teoria, mas uma prática de amor que transforma o mundo, a começar pelo nosso próprio coração.”

Amém.


Descubra mais sobre O Profeta Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts